domingo, 22 de março de 2009

Desafiados a ver a Deus em meio a nossa Crise!


No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Isaías 6,1

                A CRISE está por todos os lados, hoje o mundo passa por uma das maiores crises já vistas. O desemprego bate na porta de milhares de pessoas, fortunas foram perdidas nas bolsas de valores de todo o mundo. Bancos tradicionais americanos quebraram e levaram consigo um desequilíbrio financeiro sem igual.

                Também a IGREJA, e quando falo a IGREJA não me refiro a uma denominação em comum e sim ao corpo de Cristo como na sua totalidade, também esta passando por uma crise sem igual. Homens usados poderosamente nas mãos de Deus se prostaram ao deus dinheiro e so pregam ou cantam por quantias absurdas. Na igreja pessoas sem um chamado querem assumir postos que o Senhor não os desiguinou a assumir, e os que são usados por Deus se incham achando que são alguma coisa e ficam levantado influencias contra seus lideres. Membros sendo tropeços na fé as pessoas.

                Isso que esta acontecendo hoje, pode ser parafraseado pelo que aconteceu com Israel no tempo do Profeta Isaias e a maneira como ele procedeu foi primordial para que a vontade Soberana de Deus se realizasse.

O rei Uzias morreu. Judá estava em perigo especial porque Tiglate-Pileser III subiu ao trono da Assíria alguns anos antes, em 745 a.C., e imediatamente adotou a guerra para fazer da sua nação uma superpotência invencível.

                Instalou-se uma grande desordem naquela nação, no capitulo 10, 1-2 relata que as leis eram injustas, os pobres perdiam tudo o que tinham, e os direitos das viúvas e órfãos tinha se perdido.

                A crise estava estabelecida e no capitulo 1º Isaias narra a doença espiritual do povo

1º Desafio na hora da adversidade de Ir ao templo.  

                Vemos aqui que a primeira atitude de Isaias não foi se esconder, esperar que tudo passasse e depois ele reaparecia na historia, ele não escondeu sua cabeça debaixo da terra como se fosse um avestruz. Ele não buscou a solução nas coisas da terra, em homens. Ele sabia que a solução para aquela situação não estava aqui na terra e sim nos CEUS.

                No Salmo 73; Asafe queria compreender o porquê que os ímpios tinham sua prosperidade e o que tudo o que faz de errado não lhes é cobrado. Asafe quando começou a olhar para os ímpios pouco faltou para se desviar dos caminhos de Deus. Mas no verso 17, a historia muda ( Até que entrei no Santuário de Deus; então, entendi eu o fim deles)

                Foi assim também com Zacarias, pai de João Batista. Foi no templo que o Anjo lhe apareceu e anunciou o seu milagre. Sem nos esquecer também de Ana a mãe do profeta Samuel, foi com a insistência dela no Templo que o seu milagre aconteceu e ela pode gerar um filho.

                Se você quer gerar o seu milagre, Deus te desafia a insistir em oração, adoração e busca na CASA D´ELE.

2º Desafio é enxergar em Deus a soberania e o domínio e nossas vidas

                Isaías procurou nos homens as respostas da situação, mas quando ele buscou em Deus suas respostas ele Viu o Senhor assentado sobre um ALTO e SUBLIME TRONO. Deus estava e está na sala do comando do Universo e tudo o que acontece tem que primeiro ser autorizado por Ele. É Ele quem reina, seu Trono não se abala, Ele dirige, controla e governa todas as coisas.

                O Profeta Isaias ao ver o Senhor no Trono pode ver que a morte do Rei Uzias não era o fim, Jerusalém estava sem um rei mais o Senhor estava no Trono, e se Ele continua no Trono, nossa crise não vai durar para sempre, Ele transforma tragédias em bênçãos. Ele exalta o necessitado.

                Certa vez os discípulos estavam em um barco e Jesus (Mateus 8:23-27 / Marcos 4:36-41 / Lucas 8:22-25) estava dormindo. As ondas eram fortes ao ponto dos discípulos terem medo e pensaram que iriam afundar. Mas Jesus estava no barco, Ele domina sobre tudo, nossas vidas esta debaixo da autoridade D´Ele, foram ter com Jesus e Ele repreendeu o Mar e o Vento e se acalmou a tempestade.

                É importante nós sabermos que a crise sempre vai existir, o que irá mudar será nossa atitude em relação a ela, e nossas atitudes mudam apartir do momento em que nos agarramos na Palavra e descobrimos que em

Salmos 30:5b O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

1 Corintios 10:13 Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, co a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

Temos que entrar pela crise e passar por ela sabendo que ela vai passar, ao ponto de não tomarmos decisões precipitadas.

Romanos 8:28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem aqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

No texto não esta escrito que Deus fará tudo conforme você e eu queremos, ou que tudo na terra ira acabar com um final feliz, o escritor Rick Warrem no livro Uma Vida com Propósitos, fala que existe muitos finais infelizes sobre a terra. Isso compreendemos ou não, coopera para o bem daqueles que amam a Deus.

A crise nos aproxima de Deus, Jó após todo o seu sofrimento disse: Eu te conhecia so de ouvir, mas agora ao meus olhos te vêem. (JO 42,5)

João 16:33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passareis por aflições; mas tende bom animo; Eu venci o mundo.

Salmo 34:19 Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra.

Te convido a buscar a Gloria de Deus e ver que é Ele quem comanda!

 

Iraldo Junior

Um comentário:

Carlos Henrique disse...

Iraldo,
concordo plenamente.
A Igreja está em crise mesmo.
Outro dia recebi um e-mail, através do meu blog, de uma pessoa que dizia não ser católica, que gostaria de ser evangélica, mas estava confusa diante de tudo o que tem visto, principalmente na TV.
Pedi a Deus orientação para responder e pude dizer para ela seguir somente a Cristo e procurar uma igreja que esteja de acordo com os ensinamentos de Jesus.
Além da batalha contra as seitas agora temos trabalho com as igrejas "evangélicas" que existem por aí.
Deus o abençoe.